História dos Concílios

EMENTÁRIO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Atenção: o Curso é “autoinstrucional – 100% virtual”

RESUMO DO CURSO:

Nesta disciplina vamos abordar: conceito de Concílio Ecumênico, concílios de Jerusalém, Niceia I, Constantinopla I, Éfeso e Calcedônia; o desenvolvimento histórico e as principais decisões dos concílios ecumênicos dos séculos I ao IV; as diferentes concepções teóricas, observando semelhanças e diferença e as influências dos diferentes contextos históricos, espaciais e culturais nas diferentes concepções teóricas. Objetivos: Compreender o desenvolvimento histórico e as principais decisões dos concílios ecumênicos dos séculos I ao IV. Comparar as diferentes concepções teóricas, observando semelhanças e diferenças. Identificar as influências dos diferentes contextos históricos, espaciais e culturais nas diferentes concepções teóricas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 01 – Veremos as primeiras assembleias conciliares gerais da História da Igreja. Você sabia que já tivemos 21 concílios ecumênicos na História da Igreja? Observe que o sentido de “ecumênico” aqui é diferente da ideia que hoje temos de “ecumenismo”. Concílios ecumênicos significam aquelas reuniões da Igreja que debatiam problemas concernentes à Igreja inteira, independente de região.

Tema 01 – O Concílio de Jerusalém
Tema 02 – O Concílio de Niceia I
Tema 03 – O Concílio de Constantinopla I
Tema 04 – O Concílio de Éfeso
Tema 05 – O Concílio de Calcedônia

Aula 02 – Você aprenderá sobre os últimos concílios da antiguidade. Você compreenderá a consolidação da cristologia comum católico-ortodoxa e entenderá os elementos que levaram ao paulatino rompimento entre Roma e Constantinopla.

Tema 01 – O Concílio de Constantinopla II
Tema 02 – O Concílio de Constantinopla III
Tema 03 – O Concílio de Niceia II
Tema 04 – O Concílio de Constantinopla IV
Tema 05 – O Sínodo fociano de Constantinopla

Aula 03 – Você aprenderá como, ao longo dos concílios medievais, o Papado buscou ordenar a sociedade da Europa ocidental dentro de uma mentalidade cristã circunscrita às concepções e hábitos daqueles povos e daquele período.

Tema 01: Os Concílios de Latrão I, II e III
Tema 02: O Concílio de Latrão IV
Tema 03: Os Concílios de Lyon I e II
Tema 04: O Concílio de Vienne
Tema 05: O Concílio de Constança

Aula 04 – Você poderá acompanhar como os concílios do final do século XV e do século XVI consolidaram a Reforma Católica.

Tema 01: O Concílio de Basileia-Ferrara-Florença
Tema 02: O Concílio de Latrão V
Tema 03: Reformas católica e protestante
Tema 04: O Concílio de Trento
Tema 05: O modelo eclesial tridentino

Aula 05 – Quando pensamos em concílios, vem à mente, quase que automaticamente, a imagem do Concílio Vaticano II e sua cobertura pelos meios de comunicação de massa. Entretanto, o Concílio Vaticano I foi o primeiro concílio realizado com certa repercussão na imprensa (na época, basicamente jornais e revistas impressas). Sua realização e suas definições estão intimamente ligadas com o contexto da Igreja no século XIX, como você verá nesta aula.

Tema 01: A Igreja no século XIX
Tema 02: Discussões teológicas sobre o poder papal
Tema 03: O Concílio Vaticano I
Tema 04: Definições dogmáticas do Vaticano I
Tema 05: Repercussão e consequências

Aula 06 – Você poderá conhecer como o Concílio Vaticano II, celebrado entre 1962 e 1965, buscou traçar os rumos da Igreja num modelo pastoral de diálogo com o mundo moderno.

Tema 01: A Igreja no século XX
Tema 02: Movimentos e correntes teológicas
Tema 03: O Vaticano II sob João XXIII
Tema 04: O Vaticano II sob Paulo VI
Tema 05: Recepção do Vaticano II

Carga Horária: 56 horas
Investimento: R$ 184,80 (Centro e Oitenta e Quatro Reais e Oitenta Centavos)

>> Realizar Inscrição

Informações: Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0309 (WhatsApp)
Das 8h às 12h / Das 13h às 17h.
sec.posext@catolicadefortaleza.edu.br

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de não realizar o Curso, caso o número suficiente de vagas para a formação da turma não seja preenchido.