Cursos

PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA

JUSTIFICATIVA:

Pela primeira vez na história da educação brasileira um ensino público, democratizado e praticamente universal inclui a Filosofia como componente na grade curricular. A inclusão obrigatória da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, por intermédio da Lei nº 11.684/2008 gerou uma enorme expectativa nos professores quanto à contribuição que a Filosofia pode oferecer para a concretização do artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) relativo “á preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores” (par. II) e “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”(par.III).

Conscientes de que “filosofar é preciso” na formação integral dos jovens brasileiros, o professor de filosofia compreende que a sua função é mostrar que a Filosofia é uma prática constante e progressiva que pode ser útil em diversos momentos da vida, pois ela ensina a pensar, a refletir e a agir. E aprender essas habilidades e conteúdos denota um valor inestimável na formação do ser humano.

Filosofar com os jovens é, portanto, capacitá-los para o debate, para o confronto de idéias, para o posicionamento diante dos fatos e tomada de decisões, tendo sempre como referencial a tradição do pensamentos filosófico, e ao mesmo tempo, a abertura para a construção de novos pensamentos, uma vez que a curiosidade instigadora dos grandes filósofos é a mesma de todo ser humano e a liberdade de pensar é a matéria prima da filosofia.
Apesar da importância do filosofar para a construção de novas perspectivas pessoais e sociais, há, no entanto, um evidente desinteresse dos alunos pela disciplina de Filosofia nas escolas. Diante deste contexto pergunta-se: a que se deve este desinteresse? Como esta disciplina de tão grande valia vem sendo ministrada para os jovens? Qual a metodologia aplicada? Qual o lugar da filosofia no currículo escolar? Qual a formação exigida pelas Secretarias de Educação para se lecionar essa disciplina?

Diante de todas estas indagações e interesse consciente pelo pensamento filosófico, a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) toma a iniciativa em promover o Curso de Especialização no Ensino da Filosofia contribuindo, assim, para um ensino de melhor qualidade que desenvolva as condições potenciais de pensar livre e consistente.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o ato de filosofar tanto no seu uso teórico como prático com o intuito de promover a capacitação e qualificação de 50 professores que lecionam ou que desejem lecionar a disciplina de Filosofia no Ensino Médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ampliar a formação obtida nos cursos de graduação, possibilitando um aprofundamento da construção do pensamento filosófico através de uma retomada dos temas clássicos na história da filosofia;
  • Contribuir para um maior entendimento dos processos investigativos por meio da reflexão dos conhecimentos filosóficos e pedagógicos a fim de que os professores adquiriram habilidades e uma práxis emancipadora na construção do conhecimento e no exercício das virtudes em vistas da formação integral do aluno.
  • Abordar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, as questões relativas ao ensino da filosofia.
  • Criar um espaço de reflexão, produção de conhecimento e extensão universitária sobre o ensino da filosofia no Brasil e seus desafios atuais.

VAGAS: 50 vagas.

CARGA HORÁRIA: 360 h/a.

PRÉ-REQUISITO: “Diploma Reconhecido” de licenciatura ou bacharelado em algum curso superior.

INSCRIÇÃO
2017 – Inscrições Abertas!
Previsão de início COM FORMAÇÃO DE TURMA.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
– Apresentação do currículo Lattes ou equivalente.
– Apresentação de cópias dos documentos (RG, CPF, Diploma de Graduação, este último autenticado);
– 1 foto 3×4 recente.

OBSERVAÇÕES: O candidato deverá apresentar os documentos acima citados na Secretaria da Faculdade Católica de Fortaleza.

REQUISITOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
– Aprovação na entrevista que deverá ser agendada.
– Aprovação quanto à documentação, análise de currículo e justificativa de escolha do curso.
– Pagamento da matrícula (primeira mensalidade).

INVESTIMENTO

Inscrição R$ 30,00) + 12 parcelas de R$ 300,00

COORDENAÇÃO
Profª Dra. Maria Celeste de Sousa

CONTATO:

Uyára Beleza (Secretária da Pós-Graduação)
Fones: (85) 3453.2150
E-mail: fcfposg@catolicadefortaleza.edu.br e catolicafort@gmail.com

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de realizar alterações no período de matrícula e início do Curso, bem como não realizá-lo caso o número de vagas não seja preenchido.