Cursos

Para o curso de Bacharelado em Teologia e em Filosofia respectivamente há 80 vagas para duas turmas de 40 alunos.
Para a matrícula de ingresso na FCF são exigidos do candidato:

I. prova de conclusão do curso de Ensino Médio (2o grau), ou equivalente, com o respectivo histórico escolar;
II. classificação em processo seletivo (vestibular) da FCF;
III. cópia da identidade e CPF

Será concedida matrícula, independentemente do processo seletivo, a graduados (portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC), em vagas remanescentes do processo seletivo.

Aluno regular: é o aluno que se matricula em disciplinas com um total mínimo de 12 créditos por semestre, visando a obtenção do diploma de graduado em teologia ou filosofia.

Aluno ouvinte: é o aluno (havendo concluído o Ensino Médio) que se matricula em disciplinas isoladas do currículo do curso (havendo vagas), visando unicamente a obtenção de conhecimento, sendo dispensado de participar do processo seletivo do curso e de cumprir as exigências acadêmicas (provas, freqüência etc).

A matrícula é renovada semestralmente, sob a coordenação da secretaria, denominando-se rematrícula.
A não renovação da matrícula caracteriza, automaticamente o abandono do curso e perda do vínculo do aluno com a FCF.

É concedido o trancamento de matrícula para o efeito de interrompidos temporariamente os estudos, manter o aluno seu vínculo com a FCF e seu direito à renovação de matrícula.

Ao final do período de trancamento, o aluno que solicitar reingresso no curso fica obrigado ao cumprimento do currículo em oferta, caso não seja possível seu enquadramento no currículo de ingresso, efetuados os aproveitamentos de estudos necessários.

O cancelamento de matrícula é a cessação total do vínculo do aluno com a FCF, e ocorrerá:
I. por transferência do aluno para outra instituição de ensino superior;
II. por expressa manifestação do aluno;
III. por abandono;
IV. em decorrência de motivos disciplinares;
V. se for ultrapassado o prazo máximo (8 anos) para a integralização curricular do curso;
VI. se for ultrapassado o prazo de oito semestres de trancamento total de matrícula.

O aluno desligado da FCF, por cancelamento de matrícula ou por abandono do curso, poderá reingressar no curso, mediante classificação em novo processo seletivo, ou pedido de reingresso, ficando o deferimento do pedido condicionado à existência de vagas e às adaptações curriculares necessárias.

A FCF, no limite das vagas existentes, pode abrir processo seletivo para transferência facultativa de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins.

A requerimento do interessado e mediante exame específico, a FCF pode promover o aproveitamento de estudos realizados em cursos de graduação, autorizados ou reconhecidos, em cursos de pós-graduação ou sob forma de disciplina isolada, obedecidos, em cada caso, os conteúdos legais exigidos.

Prof. Dr. Pe. Francisco Evaristo Marcos
Diretor Acadêmico

fcfsecgeral@catolicadefortaleza.edu.br