Biblioteca

biblioteca

CAPÍTULO I

Disposições Gerais
Art. 1º – A Biblioteca do Seminário da Prainha, fundada em 1864, presta serviços à comunidade acadêmica da Faculdade Católica de Fortaleza, e é aberta a todos os interessados para consulta local do material bibliográfico nela depositado.
Art. 2º – A Biblioteca tem o seu horário de atendimento ao usuário assim constituído: Segunda-feira a Sexta-feira, das 7h:30 às 12:30h e das 15h:00 às 20h:30.
Art. 3º – Para acesso ao acervo o usuário deverá dirigir-se ao balcão de atendimento e solicitar aos funcionários da biblioteca o material bibliográfico desejado.
Art. 4º – Aos usuários de outras instituições será permitida apenas consulta do material bibliográfico, somente mediante inscrição da biblioteca e pagamento de taxa.
Art. 5º – O acesso ao acervo de periódicos e multimeios ficará a critério do(a) Bibliotecário(a).

CAPÍTULO II

Da Consulta
Art. 6º – Entende-se por material de consulta:
I. obras de referência (aquelas que se destinam à consulta e não à leitura completa de seu texto, tais como: dicionários, enciclopédias, anuários, bibliografias, índices etc.);
II. obras raras;
III. periódicos;
IV. monografias;
V. “opera omnia”;
VI. obras de leitura básica ou recomendadas nos cursos e obras muito solicitadas quando colocadas em regime especial de circulação, respectivamente por indicação de professores ou do(a) Bibliotecário(a).
Art. 7º – É permitida a consulta do material referente ao item VI somente por membros da comunidade interna da Faculdade Católica de Fortaleza, mediante registro no setor de circulação com a apresentação de documento de identificação do usuário.
O material consultado deverá ser devolvido pelo usuário no mesmo dia da retirada. As penalidades pelo não cumprimento deste artigo constam no capítulo ”Das Penas Disciplinares” deste regulamento.
Art. 8º – Os demais itens deste capítulo estão à disposição dos 1usuários somente para leitura e consulta no interior da biblioteca.
Art. 9º – É proibido aos usuários da comunidade fotocopiar monografias (item IV).

CAPÍTULO III

Do Empréstimo
Art. 10º – Para empréstimo e devolução de material bibliográfico será indispensável que o usuário se inscreva na biblioteca onde preencherá uma ficha cadastral, para tanto, deverá apresentar um comprovante emitido pela secretaria da instituição contendo número de matrícula e uma foto 3X4.
Art. 11º – Posteriormente, o usuário poderá retirar para empréstimo domiciliar até 3 (três) títulos de material bibliográfico.
Art. 12º – As obras que possuírem apenas um exemplar não poderão ser emprestadas.
Art. 13º – O total de títulos retirados para empréstimo em conjunto com títulos de consulta será limitado a 3 (três).
Art. 14º – Não será permitida a retirada de 2 (dois) exemplares do mesmo título e volume.

Dos prazos de empréstimo
Art. 15º – O prazo máximo permitido é de 05 (cinco) dias corridos para material bibliográfico para os alunos e funcionários e de 15 (quinze) dias para professores da Faculdade Católica de Fortaleza.
Nota: Os professores deverão obedecer as mesmas normas de consulta e empréstimo dos demais usuários.
Art. 16º – A redução do prazo de empréstimo de material bibliográfico ficará sob a responsabilidade do(a) diretor e/ou bibliotecário(a) da Biblioteca.

Da renovação
Art. 17º – Será permitida a renovação do empréstimo da obra duas vezes consecutivas, caso a mesma não esteja reservada, mediante a apresentação do material e do número de inscrição.

Da reserva
Art. 18º – Será permitida ao usuário a efetivação de reserva de material bibliográfico que estiver emprestado.
Art. 19º – A Biblioteca não se responsabiliza pela reserva caso o material não seja devolvido pelo usuário anterior no prazo determinado.
Art. 20º – No pedido de reserva o usuário entrará em uma lista de espera em ordem numérica crescente.
Art. 21º – O material ficará à disposição do usuário por um período de 24 horas (1 dia). Caso não o retire, o material ficará à disposição do usuário seguinte da lista de espera.

CAPÍTULO IV

Das Penas Disciplinares
Art. 22º – O usuário responderá pelo material retirado e, em caso de extravio ou dano, indenizará a Biblioteca mediante a reposição da obra perdida ou a sua substituição por outro título devidamente aprovado pela Direção da Biblioteca.
Art. 23º – O usuário em débito com os prazos de devolução do empréstimo domiciliar será;
– impedido de retirar outros materiais imediatamente após o prazo previsto vencido;
– suspenso do direito de empréstimo.
Art. 24º – Os casos não prescritos nos artigos anteriores serão resolvidos pelo Diretor da Biblioteca.
Art. 25º – Caso haja atraso na devolução das obras, será cobrada multa por dia e por livro.

CAPÍTULO V

Da consulta à Internet
Art. 26º – Os usuários que utilizarem os computadores da Biblioteca Pe. Luiz Gonzaga M. Uchoa para pesquisa na rede internet, deverão estar cientes das seguintes normas:
I. Os computadores serão franqueados somente aos alunos e docentes da Faculdade Católica de Fortaleza.
II. O uso dos computadores será solicitado a equipe de atendimento da Biblioteca, mediante apresentação da identidade estudantil .
III. Ao fim do uso do computador, o usuário comunicará a um colaborador da Biblioteca que devolverá o documento de identificação.
IV. O usuário terá o tempo máximo de 1 hora por dia para suas pesquisas. Caso não haja
solicitação por outros usuários , ao fim deste prazo , poderá fazer nova requisição.

fcfbiblioteca@catolicadefortaleza.edu.br