Seminário e Lançamento: Tempo de re(criar) a vida

De 26 a 27 de outubro de 2017, na Universidade de Fortaleza – Campus UNIFOR (Auditório A3 e Sala B49), acontece o XI SEMINÁRIO ÓCIO DE CONTEMPORANEIDADE com o Tema “Interações entre Psicologia e Ócio”. O evento disporá de Debates, Apresentação de Estudos, Exposição e com convidados especiais.

No dia 26/10, às 15h40 (Auditório A3) – Mesa-redonda: Ócio, Mitologia e Religiosidade
Participantes:

Prof. Dr. Carlos Velásquez (UNIFOR/MITHO)
Prof. Dr. Francisco A. Francileudo (Diocese de Fortaleza/GT/ANPPEP/Universidade Católica de Fortaleza)
Mediação: Profa. Ms. Lisieux Rocha (UNIFOR/OTIUM)

Dentro da Programação do Evento será lançado o livro:

ENVELHECER: TEMPO DE RE(CRIAR) A VIDA, Editora CRV / 2017.
Organizadores: José Clerton de Oliveira Martins e Marlo Renan Lopes
Participação dos Professores da FCF: Prof. Dr. Francisco Antonio Francileudo (FCF) e Profa. Ms. Lisieux Rocha (FCF / UNIFOR) – Capítulos: 2º e 4º.

SINOPSE DO LIVRO:

Sabe-se que o fenômeno do envelhecimento integra um contexto histórico, experiencial e subjetivo, além de estar notadamente demarcado pelo ambiente cultural no qual o sujeito se insere. Assim, a maneira como cada pessoa vivencia seu processo de envelhecer é consequência de um todo existencial que envolve uma história de vida e a forma como cada sujeito, em seu habitat, chega à velhice e a elabora em si.

No âmbito do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), integrando uma linha de investigação sobre Ambiente, Trabalho e Cultura, o Laboratório OTIUM (Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre) tem se debruçado sobre o fenômeno do envelhecimento e sua apreensão pelos sujeitos idosos. Assim, reunindo pesquisas do referido grupo e textos de especialistas preocupados em valorizar o discurso qualitativo do sujeito que envelhece, o objetivo deste livro é propor um debate sobre o que os idosos de hoje dizem sobre seu processo de envelhecimento diante das exigências e possibilidades do mundo contemporâneo.

Procuramos abordar aqui visões diferenciadas sobre o envelhecer a partir da observação de experiências de apropriação do tempo por idosos que, em variados contextos, indicam a possibilidade de uma velhice distinta, elaborada a cada dia a partir da consciência de suas ações e de sua presença no mundo, em prol da retomada de si nesta fase natural na vida.

Sobre os Professores:

FRANCISCO ANTÔNIO FRANCILEUDO
Doutor em psicologia (2013) e Mestre em Psicologia (2009) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-Doutorado (2016-2017) realizado na Universidad Kennedy – Argentina, com projeto sobre a Função do Educador de Jovens na Hipermodernidade à luz da Antropologia de Viktor E. Frankl. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Professor da graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro do grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil). 

LISIEUX D’JESUS LUZIA DE ARAÚJO ROCHA
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (2013-2017). Graduação em Psicologia (CNPQ 2004-2006) e Mestrado em Psicologia (FUNCAP 2008-2009) pela Universidade de Fortaleza. Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro do Grupo de Pesquisa Otium/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre (UNIFOR).


Por: Comunicação FCF