Lançamentos de Livros dentro do XII Simpósio de Filosofia 2017

Dentro da Programação do XII Simpósio de Filosofia – Filosofia da Religião e os desafios contemporâneos – que acontece de 18 a 20 de outubro de 2017, acontecerá dois lançamentos de livros, cujo momento é sempre muito aguardado pelos participantes.

“Ética, Engajamento e Responsabilidade em Albert Camus” (Editora  UECE) – Leandson  Sampaio –
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Fruto da dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2015, o livro mostra nas obras do artista-filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960) um élan entre ética, engajamento e responsabilidade, como sugere o título, à luz de uma Filosofia Política multifacetada, com estilos de escrita bastante diferentes, com os Discursos da Suécia (1957), os editoriais jornalísticos do jornal Combate intitulados Nem Vítimas, Nem Carrascos (1949), a peça de teatro Os Justos (1949) e o ensaio O Homem Revoltado (1951). Trata-se de uma reflexão ético-política com relação à questão da violência e da sua legitimação por parte da Filosofia, que Camus põe em xeque, evocando a responsabilidade dos intelectuais frente à banalização da morte, colocando em evidência o pensamento camusiano em defesa da vida.

Prefácio: Emanuel Germano / Capa: Gustavo Costa / Editoração: Brena Katia e Emanuel Fragoso / Coleção: Argentum Nostrum da EdUECE.

“Panorama das Filosofias do século XX” (Editora Paulus) –  Urbano Zilles – Doutor em Teologia pela Unversitat de Münster e atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Urbano Zilles apresenta as principais abordagens filosóficas contemporâneas, colocando cada autor e suas ideias num amplo contexto histórico-cultural e buscando o diálogo da filosofia com as ciências e a cultura em sentido amplo. No complexo panorama do século XX, não ocorre uma ruptura abrupta com o passado, mas referenciais tradicionais foram relativizados e surgiram problemas novos, aos quais é preciso atender. Não só a tecnociência e a filosofia evoluem, mas também o próprio homem está sempre a caminho. O panorama apresentado por Zilles serve de manual e guia seguro para uma introdução na pluralidade de métodos, perspectivas e abordagens filosóficas contemporâneas.

SERVIÇO:
Lançamento: 20/9 (Sexta-feira) / às 10h
Auditório Central da Faculdade Católica de Fortaleza
Adquira os livros na Livraria Divino Mestre / FCF – Contato: 85 98205.3610 (Whtasapp / Graça Citó)

O Simpósio de Filosofia está com inscrições abertas!
www.catolicadefortaleza.edu.br
Banner superior – página principal)