Teólogo Júnior Aquino lança seu novo livro na Católica de Fortaleza

Paulinas Livraria (Fortaleza), em parceria com a Faculdade Católica de Fortaleza, CEBI, Pastoral Social da Arquidiocese de Fortaleza, promove MESA REDONDA E LANÇAMENTO DO LIVRO “Nas periferias do mundo: Fé – Igreja – Sociedade*”, do teólogo Prof. Dr. Pe. Francisco Aquino Júnior, lançado pela Paulinas Editora/ 2017.

O objetivo do debate é promover uma reflexão sobre a “Igreja em saída” em que na perspectiva cristã, fé, Igreja e sociedade devem ser compreendidas e configuradas a partir e em vista dos pobres e marginalizados.

Tema do Debate:
A FÉ CRISTÃ EM UMA SOCIEDADE DESIGUAL E PLURALISTA

CONVIDADOS

Teólogo Marcelo Barros – Monge beneditino, biblista, um dos fundadores do CEBI, assessor das comunidades eclesiais de base e de movimentos sociais. Atualmente é coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT).

Filósofo Manfredo A. de Oliveira – Mestre em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma, doutor, em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, na Alemanha e professor da UFC.

Mediador: Francisco de Aquino Junior, doutor em Teologia pela universidade de Munster(Alemanha), autor da Editora Paulinas e professor na Faculdade Católica de Fortaleza.

SERVIÇO:

Data: 05/09/2017  – Horário: 18h30
Local: Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza
Rua, Tenente Benévolo, 201 – Centro.
Informações: 3226-7544; 3224-4229; 34532150.
Entrada Gratuita!

LEIA MAIS SOBRE A OBRA:

A obra “Nas periferias do mundo” reúne textos que recuperam o núcleo da tradição eclesial desencadeada pelo Concílio Vaticano II e pela Conferência de Medellín e retomada com novo vigor pelo papa Francisco, nos termos de “Igreja pobre e para os pobres” ou “Igreja em saída para as periferias do mundo”.

Em seu conjunto, os textos explicitam os fundamentos teológicos desse dinamismo eclesial (fé como seguimento de Jesus Cristo, Igreja dos pobres, fé e justiça) e se confrontam com alguns dos principais desafios da Igreja no mundo atual (Igreja e política, diálogo inter-religioso, Igreja e sociedade plural, pastoral social). Eles mostram como, na perspectiva cristã, fé, Igreja e sociedade devem ser compreendidas e configuradas a partir e em vista dos pobres e marginalizados ou das periferias do mundo. Mostram como a “opção pelos pobres” ou o “ser dos pobres” é algo constitutivo da fé, da Igreja e de sua missão no mundo.

E, assim, insere-se já no contexto da celebração do jubileu de ouro do grande Pentecostes da Igreja latino-americana que foi a Conferência de Medellín (1968-2018), e fortalece o projeto de renovação eclesial desencadeado e conduzido pelo novo bispo de Roma (Teorama / Paulinas).

SOBRE O AUTOR:

*Francisco de Aquino Júnior é doutor em Teologia pela Universidade de Münster (Alemanha); professor de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte-CE; assessor teológico-pastoral das Cebs, da Cáritas, das pastorais sociais e de várias dioceses no Ceará e no Brasil afora.

Por: Comunicação FCF