Campanha elimina uso de copos plásticos na Católica de Fortaleza

Material leva pelo menos 450 anos para se decompor na natureza.

copo-descartavel

 Inspirada na Campanha da Fraternidade – CF deste ano, que reflete sobre a “Casa comum, nossa responsabilidade”, a Católica de Fortaleza implantou a campanha “Adote uma Caneca”, que extinguiu o uso de corpos descartáveis na instituição, nos setores administrativo e acadêmico.

A campanha que entrou em vigor no dia 7 de março evitará que cem mil copos de plásticos sejam descartados ao longo deste ano no meio ambiente. Os resíduos plásticos levam pelo menos 450 anos para se decomporem na natureza.

Para onde vão todos os  resíduos?

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 do IBGE, divulgada em 2010:
– 50,8% foram levados para os lixões, local para depósito do lixo bruto, sobre o terreno, sem qualquer cuidado ou técnica especial.

– 21,5% são levados para aterros controlados, local utilizado para despejo do lixo bruto coletado, com cuidado de, diariamente, após a jornada de trabalho, cobrir os resíduos com uma camada de terra, de modo a não causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, bem como minimizar os impactos ambientais.

– 27,7% são levados para aterros sanitários, local monitorado em conformidade com a legislação ambiental, de modo a que nem os resíduos nem seus efluentes líquidos e gasosos venham a causar danos à saúde pública ou ao meio ambiente. (Fonte; Texto base da Campanha da Fraternidade 2016).

Redação FCF