Primeiro Doutor em Psicologia no Ceará é professor da FCF

Padre transformou tese em livro que será lançado nesta sexta-feira no Shopping RioMar

Padre Francisco Antônio Francileudo, professor da Faculdade Católica de Fortaleza –FCF, consagra-se como o primeiro Doutor em Psicologia do estado do Ceará. O sacerdote lança em coautoria com o professor José Clerton de Oliveira Martins, seu primeiro livro intitulado “Sentidos do Tempo, Sentidos do Ócio, Sentidos para o Viver”. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 17h, na Livraria Leitura do shopping RioMar.

“Ser o primeiro doutor em Psicologia formado no estado do Ceará é uma vitória, fruto de disciplina, organização e excelente orientação do professor Clerton Martins”, conta padre Francileudo. O livro é o desdobramento da tese de doutorado de Psicologia do padre, defendida na Universidade de Fortaleza – Unifor, lançado pela Grácio Editor, de Coimbra, em Portugal.

“O presente livro é um percurso interpretativo que vai ao encontro das elaborações recentes sobre a experiência de ócio como busca criadora que torna possível a reconstituição do ser humano mais sereno, na contemporaneidade consumista, apressada e líquida”, diz padre Francileudo que leciona Psicologia e Pastoral, entre outras disciplinas na FCF.

wsMais sobre a obra:

A obra propõe que, em função do diagnóstico da nossa contemporaneidade, se torna crucial uma valorização do ócio, o qual implica uma experiência desacelerada do tempo, a desconstrução da tirania da ideologia utilitária e consumista na qual se dilui, a favor do primeiro termo, a distinção entre meios e fins e, finalmente, o caminho de apropriação duma liberdade que torna a nossa identidade mais compacta e próxima, liberdade que não se reduz à capacidade de operar escolhas entre alternativas, mas se revela na coragem de criar e discernir o alternativo. A gratificação da experiência do gratuito, que está no cerne do ócio, revela-se, neste sentido, como uma possibilidade de enfrentar e transformar um mundo cuja desorientação nos aprisiona numa vida sem sentido existencial.

Serviço

Lançamento do livro “Sentidos do Tempo, Sentidos do Ócio, Sentidos para o Viver”
Data: 19 de fevereiro de 2016
Local: Livraria Leitura do shopping RioMar