Livro do Papa Francisco na Católica: uma leitura indispensável

Prof. Dr. Pe. Evaristo apresenta o livro do Papa

Prof. Dr. Pe. Evaristo apresenta o livro do Papa

Dentro da programação da abertura solene do Ano Letivo da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, ocorrido na sexta-feira (05/2), Pe. Evaristo Marcos, Professor e Diretor Acadêmico da FCF, apresentou à assembleia o primeiro livro do Papa Francisco, intitulado “O nome de Deus é misericórdia”. Trata-se de uma obra no formato livro-entrevista feita pelo jornalista e escritor italiano, Andrea Tornielli.

Segundo informações da Agência REUTERS, com a obra “O nome de Deus é misericórdia” o papa faz um apelo para que os líderes católicos cuidem com compaixão da “humanidade que tem feridas profundas”, em vez de agirem como grandes estudiosos da verdade, rápidos na hora de condenar e excluir aqueles que não obedecem aos ensinamentos da Igreja. “Isso não é literatura, não é um estudo. É minha vida, é a história da minha vida”, disse Jorge Bergoglio.

A Agência escreveu ainda que no livro, o papa Francisco repete uma frase amplamente citada, “Quem sou eu para julgar?”, usada em uma declaração sobre os homossexuais, dizendo que “as pessoas não devem ser definidas apenas por sua identidade sexual”. “A Igreja não existe para condenar as pessoas, mas para promover o encontro com o amor visceral da misericórdia de Deus”, disse ele, acrescentando que “a humanidade está ferida, profundamente ferida”.

Já a Rádio Vaticano escreveu na sua página principal no dia do lançamento: Trata-se de um livro para aprofundar o mistério da Misericórdia de Deus e entender o que esta representa na vida e no Pontificado do Papa Francisco. É o significado mais profundo do livro “O nome de Deus é Misericórdia” nascido da entrevista, ou melhor, como precisou Pe. Lombardi, da conversação do Pontífice com o vaticanista Tornielli. Publicado no Ano Santo, o volume – editado em 86 países – representa, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, um valioso subsídio para o Jubileu da Misericórdia:

“Este livro-conversação é preciosíssimo justamente no contexto deste Ano jubilar. Com esse livro-conversação temos a sua experiência da misericórdia, em sua vida sacerdotal, em seu ministério, em sua espiritualidade.”

“Quem está em busca de revelações – disse o Cardeal Parolin em sua fala – talvez fique desiludido”. Efetivamente, o volume quer “tomar o leitor pela mão para entrar no mistério da Misericórdia, que é a carteira de identidade do cristão”, ressaltou o purpurado.

“O volume, que é de fácil leitura, tem uma característica que é peculiar de seu autor principal, ou seja, o Papa. De fato, é um livro que abre portas, que quer mantê-las abertas e pretende indicar possibilidades; que deseja fazer resplendecer, ou ao menos mostrar, o dom gratuito da infinita misericórdia de Deus, “sem o qual o mundo não existiria” – como disse uma vez uma anciã ao então Dom Bergoglio, pouco após tornar-se bispo auxiliar de Buenos Aires.”

Francisco
SERVIÇO: O livro pode ser adquirido nas Livrarias Católicas de Fortaleza e também na Faculdade Católica de Fortaleza – FCF :
Livraria Divino Mestre / Resp. Graça Citó: Rua Tenente Benévolo, 201.
Horário de Funcionamento: De 07h às 11h15 / 17h às 18h15)

Contato: (85) 98205.3610 (WhatsApp).

Por: Setor Comunicação FCF