Pe. Mário de França Miranda SJ, recebe o Prêmio Ratzinger

fondazione ratzinger

Todos os anos a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, entrega a eminentes teólogos, um prêmio pelos estudos e publicações na área da Teologia. Este ano, os dois escolhidos foram o brasileiro Prof. Mario de França Miranda e um libanês Prof. Nabil el-Khoury. O Prêmio será entregue no próximo sábado 21/11 no Palácio Apostólico no Vaticano.

Pe. Mário de França Miranda SJ, é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC, Doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana – Roma. Em sua longa vida acadêmica, trabalhou os temas clássicos da teologia como a teologia da graça e da Trindade. Também se ocupa de temas relevantes para a discussão teológica atual, como a questão da inculturação da fé e a teologia das religiões. Ultimamente tem se preocupado muito com as questões eclesiológicas mostrando os grandes desafios para a Igreja no atual momento histórico; costuma afirmar que “A Igreja tem que ser sinal, ou seja, tornar visível o Deus invisível”. Além do trabalho ligado diretamente a academia, Pe. França Miranda foi por dois quinquênios membro da Comissão Teológica Internacional, ligada a Congregação para a Doutrina da Fé em Roma, trabalhando junto ao então Cardeal Joseph Ratzinger, então Prefeito da Congregação e Presidente da Comissão. Foi perito nas Assembleias do CELAM em Santo Domingo e também na de Aparecida, trabalhando junto com o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Presidente da Comissão de redação do texto. Participou ainda como perito da Assembleia do Sínodo dos Bispos para a América em 1998, sob a Presidência do Papa João Paulo II. É Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e contribui com várias Instituições Acadêmicas no Brasil e no Exterior com suas reflexões teológicas e pastorais. Em sua vasta publicação destacamos: Libertados para a Práxis da Justiça; O Homem perplexo; A Igreja numa sociedade fragmentada; Igreja e Sociedade; O Mistério de Deus em nossas vidas; O Sacramento da Penitência; Um Catolicismo desafiado; O Cristianismo em face das religiões; Aparecida: a hora da América Latina; Existência Cristã hoje; Inculturação da fé (também publicado em italiano); A salvação de Jesus Cristo, A Igreja que somos nós. Além de mais de uma centena de artigos em Revistas Acadêmicas.

Este prêmio é muito importante para o impulso dos estudos teológicos e o reconhecimento de que no Brasil se faz autenticamente teologia. O Pe. França Miranda representa a todos nós. A Faculdade Católica de Fortaleza, parabeniza ao Pe. França Miranda e agradece as diversas vezes que esteve entre nós! Desejamos ainda um intenso e profícuo labor teológico em prol da teologia!

Evaristo Marcos – Doutor em Teologia e Professor na Faculdade Católica de Fortaleza – FCF.