“Igreja da Prainha” será reinaugurada com Missa Solene

 Arquidiocese de Fortaleza convida a comunidade cearense para a Santa Missa Solene em ação de graças pela dedicação do novo altar da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro da Prainha, que ocorrerá às 10h, nesta quarta-feira, 13 de maio, memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima. A celebração, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, marca também o seu aniversário natalício.

A Igreja da Prainha, como ficou conhecida em todo o Ceará, foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1841 – Primeira Missa. Após a edificação da Igreja foram construídos os prédios que abrigaram o Seminário da Prainha, atualmente sede da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, instituição com tradição na formação do clero e personalidades de Fortaleza desde 1864. O conjunto arquitetônico de interesse artístico e cultural no estado, tombado em 2006, situa-se na confluência das avenidas D. Manuel e Monsenhor Tabosa, junto à Praça do Cristo Redentor, próximo ao Centro da Cidade, no antigo bairro Outeiro da Prainha.

A Igreja foi utilizada pelo Seminário da Prainha durante o tempo em que funcionou no local. Posteriormente passou por ampliação e serviu aos ofícios realizados por padres e seminaristas. Nas últimas duas décadas a igreja teve como pároco o querido e saudoso reitor, o Rev.mo. Sr. Pe. Hemetério Santiago, falecido em julho de 2014.

Em 2009 as fachadas da Igreja da Prainha e do Seminário da Prainha, prédio que hoje abriga a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, passaram por reforma em decorrência de seus tombamentos que se deram pelo Decreto 29.487, de 14 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial Estado, com referência ao tombamento das “fachadas e a volumetria do imóvel denominado Seminário da Prainha”.

Sob a administração da Paróquia São José (Catedral de Fortaleza), que tem como pároco o Rev.mo. Sr. Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro da Prainha iniciou, em outubro de 2014, uma reforma de pintura interna e restauro de suas formas, detalhes e espaços como naves laterais e central e presbitério, assim como implantação de novo sistema de som e iluminação, enriquecendo a beleza litúrgica, sacra e artística da história secular da Igreja da Prainha.

Operários fazem os últimos trabalhos de preparação para a reinauguração da Igreja da Prainha. Toda a Comunidade cristã católica é convidada a viver este momento especial, juntamente com as comemorações da data natalícia do nosso pastor Dom José Antonio Aparecido, que completará 67 anos de vida.

Mais sobre dom José Antonio

Dom José Antonio nasceu em Jaú, diocese de São Carlos, SP, no dia 13 de maio de 1948. É o filho mais velho, dentre cinco filhos e uma filha, de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. Em 1953, a família se transferiu para Barra Bonita, SP.  No dia 13 de janeiro de 1999, o então Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Fortaleza.

Serviço:

Santa Missa Solene de Dedicação do novo altar da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro da Prainha
Dia: 13 de maio – Quarta-feira, às 10h.
Rua Monsenhor Tabosa / S/N. Praia de Iracema – Fortaleza.
Informações: (85) 3231.4196.

Por Vanderlúcio Souza, jornalista e seminarista da Arquidiocese de Fortaleza
Colaboração: Setor Comunicação FCF