LANÇAMENTO: “Livro Comunidade ética”, Profa. Maria Celeste de Sousa

Livro  Profa. Celeste de Sousa, doutora em filosofia e professora da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, publicou pelas Edições Loyola o seu primeiro livro intitulado: “Comunidade ética. Sobre os princípios ontológico da vida social em Henrique Cláudio de Lima Vaz. Coleção: Estudos Vazianos, 2014”.

O lançamento primeiro se deu por ocasião de sua participação no XVI Encontro Nacional da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ocorrido de 27 a 31 de outubro de 2014, na cidade de Campos do Jordão (SP). Em 2015.1 teremos a oportunidade de ter o lançamento na Faculdade Católica de Fortaleza, aberto a todos os interessados.

Apresentação da obra:

Este livro, que tematiza a filosofia social de Henrique Cláudio de Lima Vaz, versa sobre a questão e o sentido da comunidade ética como superação de uma vida destituída de valores humanos e reduzida a uma cadeia de dependência econômica. O filósofo brasileiro propõe uma reflexão que contemple todo o itinerário da tradição à contemporaneidade em busca de vivência alicerçada no reconhecimento da dignidade humana, cujo resultado seria a construção de uma comunidade ética. Essa construção perpassa todo o conteúdo demonstrativo dos princípios da vida social e se inicia com a expressão ontológica da comunidade, mediada pela expressão reflexiva, chegando ao conceito da expressão ética da comunidade, cujo cerne é a vida política tecida pelo direito e pela virtude da justiça.

Sobre a Autora: Maria Celeste de Sousa é graduada em Filosofia, especialista em Filosofia da educação, mestre em Filosofia Prática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e também, doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é professora de Filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da rede pública de ensino do Estado do Ceará.

Fale com a Autora: fcffilosofia@catolicadefortaleza.edu.br / (85) 3453-2150.

Por: Marcos de Aquino – Setor Comunicação FCF