Católica de Fortaleza e o ENADE 2014

Prezado Aluno / Aluna, conheça aqui as principais informações sobre o que é o ENADE e qual a sua importância para o Aluno e sua Instituição de Ensino.

 O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é realizado pelo MEC a cada três anos, com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos do curso, suas habilidades e competências.

O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante inscrito que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma.

Quem deve fazer o ENADE?

Conforme a Portaria Normativa MEC nº 8, de 14 de março de 2014, serão inscritos no ENADE:

 Ingressantes – acadêmicos que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso. Confira a informação que trata sobre a dispensa da prova a ser aplicada em 2014 para alunos ingressantes, disponível no Art. 9º, § 7º, da Portaria nº 8.

Concluintes – acadêmicos que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tenham concluído mais de 80% da carga horário mínima do currículo do curso.

  DATA DA PROVA: 23 de novembro de 2014, a partir das 13 horas (horário oficial de Brasília).

LOCAL DE PROVA: para saber o local de realização da prova, é necessário responder ao questionário on-line, no período de  21 de outubro a 23 de novembro de 2014, no endereço » http://portal.inep.gov.br

Cronograma INEP para ENADE 2014:

Fique atento as principais atividades previstas pelo INEP para o ENADE 2014 e seus respectivos responsáveis:

Data Assunto – Competência:

 04/06/2014 – Divulgação das diretrizes para as provas do ENADE 2014 (INEP).

12/08 a 21/08/2014 – Período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES (INEP).

19/09/2014 – Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao ENADE 2014 (INEP).

21/10 a 23/11/2014 – Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova (Estudante).

23/11/2014 – Aplicação das provas do ENADE 2014 (INEP)

24/11 a 07/12/2014 – Período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador de Curso (IES).

16/12/2014 – Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao ENADE 2014 (INEP).

 Aluno(a),

Acompanhe frequentemente o link ENADE 2014, pois conforme a demanda, os assuntos relativos ao ENADE serão atualizados. Aqui serão postadas informações, a fim de orientá-lo (a) e acompanhá-lo (a) neste período que antecede a prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

  LEMBRE-SE!

A resposta ao Questionário do Estudante será entre os dias 21 de outubro e 23 de novembro de 2014, no site do INEP (www.inep.gov.br) – Mais informações: Consulte o Manual do ENADE 2014 ou acesse o site do INEP (www.inep.gov.br)


CURSO DE BACHARELADO EM FILOSOFIA

 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ENADE 2014.2 – FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

O Ministério da Educação exige das Instituições de Ensino Superior um enquadramento de programas de estudos que visem o desenvolvimento de competências fundamentais que possibilitem uma boa atuação profissional aliada à formação humana. Neste quadro de exigências são habilidades importantes: interpretar, analisar, avaliar, criar ideias, desenvolver raciocínios e argumentos, agir eticamente e de forma sensível às questões globais.

Aos alunos do Curso de Filosofia deve ser apresentado um programaque lhes dê condições de: reconhecer os problemas; encontrar os meios adequados para lidar com esses problemas; reunir informações pertinentes; reconhecer a existência de relações lógicas entre proposições; retirar conclusões e generalizações seguras e fidedignas; testar essas conclusões e generalizações; compreender avaliar e modificar o seu padrão de crenças; avaliar de forma segura questões específicas do cotidiano; avaliar eticamente questões que exigem intervenção.

Uma forma de avaliar as Instituições de Ensino e os Cursos Superiores vem sendo feita pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. O caráter obrigatório do exame e a possibilidade de permitir que a Instituição avalie seu trabalho justificam a importância de um trabalho que sensibilize os alunos para a participação e para a excelência do seu desempenho nos testes.

13/08 – Exposição das Leis – papel do aluno para a melhoria na qualidade do Ensino Superior.

 27/08 – Discussão e resolução de questões de formação geral – edições anteriores.

03/09 – Discussão e resolução de questões de formação específica – edições anteriores (Filosofia Antiga e Medieval).

17/09 – Discussão e resolução de questões de formação geral – edições anteriores (Filosofia Moderna e Contemporânea).

 24/09 – Resolução do SIMULADO com utilização de questões no formato do ENADE.

 DIA: Quarta-Feira / HORÁRIO: Das 13:30h às 17:25h / CARGA HORÁRIA: 20h/a

 Coordenação: Profa. Ms. Raphaela Cândido