Teólogo e Prof. Pe. Júnior Aquino, publica livro sobre espiritualidade

IMG_6162

Pe. Júnior Aquino, doutor em teologia e professor da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, publicou pelas Edições Paulinas o seu mais novo livro intitulado: Viver segundo o espírito de Jesus Cristo: Espiritualidade como seguimento. Coleção: Teologia no Espírito, 2014.

O lançamento se deu no Auditório Central da FCF durante a programação do I Encontro Nacional de Espiritualidade Libertadora, realizada pela ADITAL, entre 1 e 4 de maio do ano corrente.

Apresentação da obra pelo próprio autor:

Este livro reúne artigos que dizem respeito a diferentes aspectos ou dimensões da vida cristã. Eles têm em comum a compreensão da espiritualidade cristã um modo de vida, como algo que diz respeito à vida em sua totalidade e complexidade e como algo que nos compromete radicalmente com os pobres e oprimidos deste mundo.

Sua pretensão é ajudar a comunidade cristã a acolher o dom maior que Deus nos deu em Jesus Cristo (seu espírito ou dinamismo vital/salvífico) e fazê-lo frutificar em nossa vida, produzindo os mesmos frutos que produziu na vida de Jesus: compaixão, misericórdia, perdão, fraternidade, amor, justiça etc. Essa é a única herança que Jesus nos deixou, essa é a nossa vocação fundamental e essa é a única riqueza que temos a oferecer ao mundo: um modo concreto de viver e configurar nossa vida pessoal, eclesial e social, na certeza e na esperança de que “vida vivida como Jesus é vida vitoriosa, mesmo se crucificada”.

A obra do Pe. Júnior Aquino traz ainda o Prefácio escrito pelo teólogo espanhol Jesuíta Jon Sobrino, que, segundo os propósitos traçados ainda em 1980, com outros teólogos da libertação, nos quais pretendia escrever um texto conjunto sobre a “espiritualidade de Jesus e da libertação”, afirma: A revelação de Deus no passado, compreendida simplesmente como “depósito, só possibilita uma doutrina sobre Deus, mas não garante uma experiência de Deus. Para isso é necessário que Deus continue se manifestando. Mas isso, hoje, como no decurso da revelação bíblica, só se realiza na história real. Por isso, a honradez e fidelidade com o real não são apenas pressupostos, mas também fundamentos da espiritualidade no que ela tem de mais fundamental. Permitem seguir ouvindo a Deus na história e expressam a realização fundamental da resposta à sua palavra. Essa é a espiritualidade teologal de Jesus (…).

Sobre o autor:

Francisco de Aquino Júnior é filósofo e teólogo, com doutorado em Teologia pela Universidade de Münster (Alemanha). Presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte-CE, leciona na Faculdade Católica de Fortaleza e assessora a Caritas e as pastorais sociais da CNBB-Regional NE I. Publicou por Paulinas: A dimensão socioestrutural do reinado de Deus (2011) e Teoria teológica-práxis teologal (2012).

Por: Marcos de Aquino – Setor Comunicação FCF